CeNE Editora
Product ID: 47
Product SKU: 47
New In stock />
Crime e Cidade - "Chacina das Cajazeiras", Direitos Humanos e Investigação Policial

Crime e Cidade - "Chacina das Cajazeiras", Direitos Humanos e Investigação Policial

Destaque


Por:
R$ 39,90

ou 1x de R$ 39,90 sem Tarifa
Simulador de Frete
- Calcular frete

 

Descrição:

Crime e Cidade: “Chacina das Cajazeiras”, Direitos Humanos e Investigação Policial proporciona ao leitor uma experiência única ao reunir cientificismo e empirismo relacionados ao combate à criminalidade urbana violenta, tendo, como pano de fundo, a “Chacina das Cajazeiras” – a maior já ocorrida no Ceará, vista sob uma perspectiva nunca antes experimentada.

É, também, oportunidade para uma reflexão sobre quais as mais eficientes e imprescindíveis políticas públicas com potencial de influenciar, de modo mais contundente, o combate à violência nos grandes conglomerados urbanos. As discussões se mostram ainda mais relevantes em torno do Estado de Coisas Inconstitucional, do respeito aos direitos humanos, assim como a forma como os crimes violentos afetam os integrantes do tecido social em diferentes níveis, conforme o seu gênero, grau de escolaridade, faixa etária e condição socioeconômica. Explora-se, sob essa ótica, dados estatísticos do ano de 2018 do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP da Polícia Civil do Ceará. 

Aos amantes do direito penal e da investigação criminal, é possível acompanhar, de modo único, as diligências encetadas desde a primeira chegada das equipes policiais em um cenário de crimes de grandes proporções contra a vida– a “Chacina das Cajazeiras” -, bem como entender, guardadas as necessárias compartimentações, o fluxo de investigação adotado pela Polícia Civil do Ceará, por meio do DHPP. 

Enfrenta-se ainda discussões em torno do conceito e da origem das organizações criminosas no Brasil e a responsabilização criminal dos seus chefes - maiores protagonistas das mais horrendas atrocidades humanas. Há, também, uma análise minuciosa sobre teorias criminológicas e experiências de estratégias de combate à criminalidade violenta urbana colocadas em prática em grandes cidades, a exemplo de Nova Iorque e Chicago.

Brinda-se o leitor, ao final, com a virada do jogo na Segurança Pública do Ceará, relacionando-se um conjunto de medidas e fatores que fizeram com que o estado, no ano de 2019, fosse promissor na luta contra a criminalidade, destacando-se no cenário nacional.


Resumo do Autor:  Leonardo Barreto

Delegado de Polícia, atualmente exercendo a função de Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC/CE), professor universitário e da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (AESP/CE), mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Potiguar (UnP) e graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

 

CARACTERÍSTICAS:

Acabamento: Brochura

Formato: 15x22 cm

Ano da edição: 2020

ISBN: 978-85-68941-31-7

Nº de páginas: 160

País de origem: Brasil

Categoria: 1. Crime. 2. Investigação Policial. 3. Crime Organizado. 4. Direitos Humanos. 5. Literatura. I. Título.

 

 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    641760